Personas

CIIAE

Pessoas

Dr. Juan Manuel Pérez

Diretor do Departamento de Armazenamento de Energia Elétrica.

Durante a sua carreira, esteve envolvido no desenvolvimento de materiais com funcionalidades avançadas, tanto em polímeros como no setor dos materiais inorgânicos.

E-mail: jmperez.ciiae@fundecyt-pctex.es

Dr. David Parra Mendoza

Diretor do Departamento de Hidrogénio e Power-to-X.

Foi investigador sénior e docente na Universidade de Genebra (Suíça), onde coordenou a investigação sobre armazenamento de energia e hidrogénio desde 2016.

E-mail: dparra.ciiae@fundecyt-pctex.es

D. Francisco Javier Gallego Hernández.

Diretor das instalações piloto do CIIAE

Iniciou a sua carreira profissional na Empresa Nacional de Autocamiones (ENASA-Pegaso), nas Instalações de Madrid e no Centro Técnico de Barcelona, passando mais tarde na ACD, Sistemas de Control de Energía, S.A., uma subsidiária da Abengoa, e pela Energy Management Systems Division of Control Data Corporation, em Minneapolis, EUA.

E-mail: jgallego.ciiae@fundecyt-pctex.es

Dr. Breogán Pato Doldán.

Diretor do Departamento de Armazenamento de Energia Térmica.

É doutorado em Química (2014) pela Universidad de A Coruña. A sua carreira científica centrou-se no desenvolvimento de materiais com propriedades funcionais (dielétricos, magnéticos, termoelétricos) e em encontrar a relação entre a estrutura cristalina destes materiais e as suas propriedades.

E-mail: breogan.ciiae@fundecyt-pctex.es

Juan Manuel Pérez

Juan Manuel Pérez é o actual Diretor da Área de Armazenamento Elétrico do CIIAE. É doutorado em Engenharia Química desde 2003 pela Universidad Complutense de Madrid. Durante a sua carreira, esteve envolvido no desenvolvimento de materiais com funcionalidades avançadas, tanto em polímeros como no setor dos materiais inorgânicos. Publicou mais de 20 artigos científicos e participou em mais de 30 congressos internacionais. Foi Investigador Principal em vários projetos H2020 e noutros projetos de natureza nacional e regional. Criou dois departamentos de I+D+i nas respetivas indústrias, sendo o último para a reciclagem de pilhas e baterias, onde também ocupou o cargo de Vogal da Associação de Pilhas, Baterias e Sistemas de Armazenamento de Energia (AEPIBAL), combinando-o com uma posição no Conselho Diretivo da Plataforma Tecnológica de Armazenamento de Energia (BatteryPlat), da qual é membro fundador.

Dr. David Parra Mendoza

O Dr. David Parra Mendoza é diretor do Departamento de Investigação de Hidrogénio e Power-to-X no Centro Ibérico de Investigação em Armazenamento de Energia (CIIAE). Anteriormente, foi investigador sénior e docente na Universidade de Genebra (Suíça), onde coordenou a investigação sobre armazenamento de energia e hidrogénio desde 2016. Foi também investigador sénior no Centro de Competência Suíço para o Armazenamento de Calor e Eletricidade, bem como investigador visitante no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), após ter recebido financiamento da Fundação Nacional Suíça para a Ciência para o estabelecimento de uma nova colaboração. A sua investigação tem um caráter interdisciplinar e integra dimensões técnicas, económicas, ambientais e sociais, esta última em processo de ampliação. Demonstrou a sua capacidade para liderar colaborações em projetos a nível nacional e internacional. Em primeiro lugar, o Dr. Parra foi pós-doutorando na Universidade de Genebra (2014-2016), estudante de doutoramento na Universidade de Nottingham (2010-2014) e investigador do CSIC.

Francisco Javier Gallego Hernández.

É o Diretor das Instalações Piloto do CIIAE. Engenheiro Industrial pela Universidad Pontificia de Comillas (ICAI) e Mestrado em Administração de Empresas e Especialista em Auditoria Energética pela Universidad Politécnica de Madrid, iniciou a sua carreira profissional na Empresa Nacional de Autocamiones (ENASA-Pegaso), nas Instalações de Madrid e no Centro Técnico de Barcelona, passando mais tarde pela ACD, Sistemas de Control de Energía, S.A., subsidiária da Abengoa e pela Energy Management Systems Division of Control Data Corporation, em Minneapolis, EUA. É especialista no setor da electricidade e especialista em sistemas isolados, tendo sido Diretor Técnico da empresa de distribuição de energia elétrica de Ceuta durante mais de 25 anos.

Breogán Pato Doldán.

É diretor do Departamento de Armazenamento Térmico do Centro Ibérico de Investigação em Armazenamento de Energia (CIIAE).

É doutorado em Química (2014) pela Universidad de A Coruña. A sua carreira científica centrou-se no desenvolvimento de materiais com propriedades funcionais (dielétricos, magnéticos, termoelétricos) e em encontrar a relação entre a estrutura cristalina destes materiais e as suas propriedades. Desenvolveu a sua carreira em França (período de investigação no Laboratoire de Chimie de la Matière Condensèe, Collège de France), nos Estados Unidos (período de investigação no Los Alamos National Laboratory), no Reino Unido (postdoc industrial no University College London), na Noruega (postdoc na Universidade de Bergen e investigador principal na EnSol AS) e em Espanha (ICIQ, Leon Farma).

TOP